Magento o que é?
O Magento é uma das plataformas de comércio eletrônico mais completa e robusta do mercado.
Trata-se de uma plataforma de e-commerce de código aberto baseado em PHP e MySQL utilizando elementos do Framework Zend, totalmente modular, desenvolvido pela Magento Inc.
Por ser a Número 1, você conta com o apoio de um ecossistema global de comerciantes, parceiros e desenvolvedores para ajudá-lo a concretizar sua visão de comércio.
História do Magento
Tudo começou no final da década de 1990 quando a empresa americana Varien Inc., sediada na Califórnia, para trabalhar com e-commerce, começou a testar uma ferramenta originária da Alemanha chamada osCommerce.
No entanto, a plataforma usa um sistema de código aberto e não foi atualizada continuamente. Pensando nisso, a Varien decidiu criar seu próprio produto, pois a ideia era ter algo que pudesse ser adaptado às inovações do mercado.
Magento está em beta há cinco anos. Curiosamente, em 2007, foi criada uma comunidade com grande interesse de seus usuários em colocá-lo no mercado. Adivinha o que, em 2008, a comunidade Magento foi ao ar! Afinal, que melhor estratégia do que ouvir seu público? Não quero. Isso não aconteceu.
Desde então, a plataforma continuou a evoluir, sempre aderindo aos padrões de qualidade e inovação. Para muitos, a ideia ganhou força e credibilidade desde a versão 1.3.
O sistema muda pouco a pouco para atingir seu estágio mais estável, que é 1,7. Desde então, até a versão 1.9, o Magento se manteve estável, trazendo a novidade do primeiro tema responsivo, além de um mecanismo para permitir a personalização de cores. Por um lado, se os carros-chefe forem bem, outros produtos começarão a aparecer na forma de demandas do mercado. Foi assim que, em 2009, a Varien lançou o Magento Enterprise, uma versão paga para e-commerce em larga escala.
A estratégia abriu os olhos para o PayPal, que em 2010 adquiriu uma participação de 50% na Varien e mudou seu nome para Magento Inc.
Com este movimento, Magento.Inc logo começou a obter bons resultados.
Versátil, o sistema Magento se expandiu e chamou a atenção da gigante americana eBay, que adquiriu toda a empresa em 2011.
Magento viu sua presença virtual crescer depois de ser apresentado a um dos nomes mais influentes do e-commerce.
No entanto, apesar de seu aparente sucesso, o eBay anunciou o término da parceria em 2015.
O CEO da Magento, Mark Lavelle, disse à Forbes que a plataforma foi esquecida pelo eBay muitas vezes. “Além do eBay, o Magento pode brilhar ainda mais”, disse o estrategista. E, para encerrar a trajetória do Magento até agora, destacamos o tão esperado lançamento do Magento 2.0, lançado em novembro de 2015.
Depois de anos de testes, a ferramenta está cheia de novidades já que a versão 1.0 está disponível desde 2008! Como de costume, a empresa ouviu os usuários e fez algumas alterações na arquitetura disponível. resultado? Parece ser bem simpático.
Versões da Paltaforma Magento
Magento Community Edition, a versão gratuita do sistema é a mais conhecida e utilizada no mundo, mas nem todos sabem que existem outras duas versões pagas do sistema que trazem novidades.
Atualmente possui três versões:
Open Source Edition – Edição de código aberto, suportada pela comunidade em fóruns e na web
Commerce Edition – Versão paga com suporte especializado e recursos premium.
Magento Cloud – Versão paga hospedada na nuvem e fornecida pela própria Adobe.